Fuga de Urânio em França

July 19, 2008 at 3:03 am | Posted in Noticias, Uncategorized | Leave a comment
Tags: , , , , ,

A ruptura de uma canalização subterrânea originou uma fuga radioactiva numa fábrica nuclear em Roman-sur-Isère, França, a segunda no país nos últimos 11d ias.Tal como a fábrica Socatri, na central de Tricastin,na qual ocurreu uma fuga a 7 de Julho, a instalação onde teve lugar o último incidente pertence também à Areva, a maior empresa de energia nuclear francesa.
Segundo a Autoridade de Segurança Nuclear, ASN, a fuga foi de apenas umas centenas de gramas de urânio, pelo que “não tem impacto sobre o meio ambiente”.
O incidente verificou-se numa fábrica da FBFC, filial da Areva, onde é fabricado combustível nuclear para centrais eléctricas e reactores de investigação. “A ruptura desta canalização data, segundo os responsáveis, de há vários anos”, afirma a ASN, frisando que a tubagem não respeita “os regulamentos”.
O governo francês anunciou a verificação dos lençóis freáticos próximos de todas as centrais nucleares, no mesmo dia em que o responsável pela fábrica Socatri foi demitido. A Areva reconhece ter havido “falta de coordenação” entre as equipas da fábrica, considerando ser essa a razão da fuga de 74 quilos de urânio detectada a 7 de Julho. As medições no local, asseguram as autoridades, revelam que o urânio se dissolveu em cursos de água, não deixando vestígios perigosos. Mas foi detectada contaminação num lençol freático próximo.
Fonte: C.M.

Links relacionados: Quercus

Leave a Comment »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.
Entries and comments feeds.

%d bloggers like this: