Público chinês campeão

August 14, 2008 at 7:55 pm | Posted in Desporto, jogos olimpicos | Leave a comment
Tags: , , , , , , , , ,

Com gritos de “jia you” o público chinês cria um ambiente fantástico na maioria das provas dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, afastando assim os temores de que alguns espectadores pudessem queimar a imagem da China durante o evento desportivo.
Após seis dias de competição, quase todo mundo elogia o entusiasmo dos chineses, que lotam as instalações desportivas agitando milhares de bandeiras e cartazes, gritando, aplaudindo, cantando e fazendo tremer as arquibancadas.
Mas não deixa de aparecer o lado ingénuo e quase pueril desta “nova” China:
Há dois anos, o governo chinês estava tão preocupado com a possibilidade de alguns espectadores queimarem a imagem do país nos Jogos que lançou uma campanha educativa em fábricas, escolas e escritórios para ensinar as pessoas a se comportarem correctamente durante as provas olímpicas!!!
Antes do início da cerimónia de inauguração, alguns animadores explicaram aos 91.000 espectadores do estádio “Ninho do Pássaro” como e quando tinham de animar e aplaudir.

Cursos para sabermos como nos comportarmos durante os jogos olímpicos, só mesmo na China. A obsessão e medo do fracasso que revelam com os jogos é risível.
Aliás os jogos todos são um enorme espectáculo mas risíveis para qualquer pessoa com mais de 30 anos. Ontem à noite via uma prova de natação feminina, entrava uma alemã e lembrei-me das nadadoras da ex-RDA que ganhavam tudo por mais de uma piscina nos anos 80.
Por segundos pensei, mas o que lhes falta agora? e logo respondi a mim mesmo: – Falta-lhes droga, burro.
A verdade é que os jogos viraram transcendentais para enormes interesses económicos, e sendo assim vale tudo pelo que muitos dos resultados reais que vemos são, muitas vezes, meramente virtuais.

Já sabe, vídeos dos jogos olimpicos aqui

Noticías de pequim 2008 aqui

Advertisements

Leave a Comment »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries and comments feeds.

%d bloggers like this: